Cultura

Não há como diferenciar a história da imigração alemã em São Lourenço do Sul da fundação do município. Quando os imigrantes dos estados alemães chegaram à Serra dos Tapes, em 1858, as terras hoje lourencianas eram formadas por duas grandes estâncias, uma do lado direito e outra do lado esquerdo do Rio São Lourenço. Os primeiros imigrantes chegaram em 18 de janeiro de 1858, após dois meses de viagem em um navio veleiro e três dias percorridos entre Rio Grande, onde desembarcaram até a Serra dos Tapes.

A imigração foi possibilitada pela parceria entre o estancieiro José Antônio de Oliveira Guimarães, dono de terras no local e o prussiano Jacob Rheingantz, que vivia em Rio Grande. Oliveira doou terras para a instalação dos imigrantes e Rheingantz ficou encarregado de buscar os colonos na Alemanha, como já vinha ocorrendo no Brasil, desde 1824, quando os primeiros imigrantes alemães chegaram à São Leopoldo, em 25 de julho.

De imediato os imigrantes chegados à Serra dos Tapes iniciaram o trabalho de abertura de picadas, construções de residências e produção agrícola. Enquanto uns trabalhavam, outros chegavam. Poucos anos após a chegada dos 88 primeiros imigrantes, já eram mais de 5 mil alemães, a maioria do estado da Pomerania, instalados nas terras lourencianas. Em suas bagagens, trouxeram a religiosidade, os costumes e tradições mantidos vivos até hoje.

Gastronomia

Quem visita a Südoktoberfest não tem apenas a oportunidade de festejar, mas também, de conhecer profundamente a cultura e os costumes dos imigrantes alemães e pomeranos que colonizaram São Lourenço do Sul. E a culinária é um dos mais importantes atrativos da festa. O buffet típico oferece cerca de 50 pratos, entre eles alguns preferidos do público, como o chucrute, salada de batata alemã, joelho de porco, salsichão bock, sopa de galinha, carne de porco, saladas doces e salgadas, entre outros pratos. Já no café colonial, que também conta com uma grande variedade de iguarias, o grande destaque é o peculiar peito de ganso defumado, um dos pratos mais procurados pelos visitantes da festa, além de uma enormidade de frios, pães, bolos, cucas, schimiers, patês e linguiças.

Mas há um petisco que costuma ser disputado. O rievelsback, um bolinho de batata que é a grande unanimidade quando se trata de culinária típica na festa alemã de São Lourenço do Sul. Difícil encontrar quem não queira saborear a iguaria que é oferecida no buffet da festa e também em porção na praça de alimentação onde é preparado na hora. A praça de alimentação ainda conta com bancas de lanches diversos e pratos da culinária típica ao longo de toda festa.

Chopp artesanal

A parceria da Südoktoberfest com a cervejaria Ralf Beer, de Alvorada, oferece ao visitante da festa um choop artesanal diferenciado. A empresa produz chopp e cervejas artesanais, sem aditivos, corantes ou conservantes. O chopp pilsen servido na Südoktoberfest é puro malte, feito artesanalmente, não pasteurizado e sem adição de aditivos químicos. Outro diferencial é a oferta de barris de 10 e 15 litros de chopp, sucesso absoluto na Südoktoberfest, possibilitando que o público adquira o barril e o leve para o local desejado dentro do parque, além é claro, da oferta nas várias copas.

Dança alemã

A música e a dança estão entre os traços mais marcantes da cultura que foi trazida pelos imigrantes alemães. E além de muitos bailes, a Südoktoberfest destaca bastante do colorido e da alegria contagiante da dança folclórica.

A 12ª edição do Deutsche Tanzkollektion - Mostra de Dança Alemã, reunirá um grande número de grupos de danças de São Lourenço do Sul, de varias cidades do Rio Grande do Sul, outros estados e até de países vizinhos. Além disso, a dança típica é destaque nas apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, realizador da festa, ao longo da programação. Ao todo, são mais de 30 apresentações nos dias da Südoktoberfest.

Canto Coral – Também muito tradicional e presente até hoje na vida dos descentes de imigrantes, o canto coral é outra atração da festa. Neste ano, será realizado o 9º encontro de corais na tarde do sábado, reunindo grupos de diferentes localidades da colônia lourenciana na Südoktoberfest, com uma grande mostra da musicalidade.

Informações
Úteis
Acompanhe nossas
Redes Sociais